segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Isto é...A PERA!
Peras assadas

‘Ser a Pera’. Uma expressão espanhola que define algo fantástico, fora do comum. Tanto se utiliza para definir uma pessoa, comida, uma situação, sempre com conotação positiva.
Em português poder-se-ia, em certas situações, traduzir por: ‘é o cumulo’.

Foram estas ‘Peras de Inverno’ que vieram cá parar a casa, que fizeram com que eu me questionasse sobre a origem desta expressão.
Levou-me até Istambul, concretamente ao bairro ‘de Perá’.
Séculos atrás este bairro era um autentico mercado de luxo onde se podiam adquirir sedas, especiarias, perfumes entre muitos outros produtos exóticos.
A fim de por ênfase na alta qualidade dum produto, dizia-se que ‘eram a Perá’ e com o decorrer do tempo o bairro de ‘Perá’, transformou-se em ‘Pera’ no idioma castelhano.

Ora estávamos nós a falar de cozinha.
Não conhecia estas chamadas ‘Peras de Inverno’. Descobri que também se denominam ‘Peras de Roma’ (com esta já quase que damos a volta ao mundo).
São muito duras e não se podem comer cruas. Então o que se faz com estas criaturas?
O meu amigo diz-me que lá na aldeia põem-nas no forno e eu fiz como lá na aldeia.
Complicado?...íssimo! A magia? Está na pera!

Ingredientes:

Peras de inverno (eu fiz 2 kg)

Aquece-se o forno a 200 ºC.
Lavam-se e secam-se bem as peras.
Colocamos estas maravilhas no tabuleiro de ir ao forno e deixam-se cozer a 200 C durante mais ou menos 1h30. A cozinha vai ficando com um aroma magnífico e as peras vão soltando um caramelo dourado. Espeta-se uma agulha nas peras e quando estiverem macias retiram-se do forno e deixa-se arrefecer um pouco (sim porque mais tempo é difícil resistir).

Cortam-se as peras ao meio e é para comer à colher.

Mais que ‘a Pera’, isto é um verdadeiro néctar da natureza. BRUTAL!
Eles, lá na aldeia sabem!
Peras assadas

______________

Esto es...LA PERA!

Peras de invierno al horno

Cuántas veces no oímos y décimos ‘ESTO ES LA PERA’!
Una expresión española que define algo fantástico, fuera del común.
En portugués se podría traducir por: ‘es el colmo’, aunque creo que en español tiene un significado más amplio.

Han sido estas ‘Peras de Invierno’ que llegando a mi casa, me han llevado a cuestionarme sobre el origen de esta expresión.
Y me llevó hacia Estambul, concretamente al barrio ‘de Perá’.
Hace siglos, este barrio era un auténtico mercado de lujo donde se podían adquirir sedas, especias, perfumes entre muchos otros productos exóticos.
Para poner énfasis en la alta calidad de un producto, se solía decir que ‘eran la Perá’. Con el transcurrir del tiempo el barrio de ‘Perá’ se ha transformado en ‘Pera’ en el idioma castellano.

Estábamos hablando de cocina, verdad?
No conocía a las ‘Peras de Inverno’. Mientras he aprendido que también se denominan ‘Peras de Roma’ (con esto ya casi damos la vuelta al mundo).
Son muy duras y no se comen crudas. Y cómo se preparan estas criaturas?
Mi amigo me dice que en el pueblo las asan en el horno e yo las he hecho como en el pueblo.
Complicado?...ísimo! Y donde está la magia? Está en la pera!

Ingredientes:

Peras de inverno (2 kg para mí)

Se calienta el horno a 200 ºC.
Se lavan y secan las peras y se colocan en una bandeja de horno. Ahí se dejan cocer durante más o menos 1h30. Mientras cuecen, la cocina se va impregnando con un magnífico aroma y las peras van soltando un caramelo dorado. Con una aguja probamos si las peras están blandas, las sacamos del horno y dejamos que se entibien un poco (si porque mas es difícil resistir).

Finalmente, se cortan las peras por la mitad y a comer con la cuchara.

Más que ‘la Pera’, esto es un verdadero néctar de la naturaleza. BRUTAL!
En el pueblo, saben!

Peras de invierno al horno

2 comentários:

  1. Sandra, primeiro, adorei esta (volta "quase" ao Mundo), as peras babei mesmo! Estou contigo, devem ter ficado BRUTAIS mesmo. Como a minha avó dizia:"até morrermos estamos sempre a aprender" já tenho visto no mercado umas peras com esta forma e cor, mas, nunca comprei! Cá em casa peras é uma fruta que o meu pessoal não liga muito. Mas, agora sou eu que vou ver se encontro estas peras de Inverno para fazer a receita aqui explicada e de uma simplicidade que até dói como eu muito digo.

    Abraços com carinho e saudades...

    I.M.

    ResponderEliminar
  2. Não há duvida, gosto muito da tua avó e aqui está uma oportunidade para que o pessoal de casa aprenda que pera é bom.
    Um beijinho e um abraço à praia da Fonte da Telha.

    ResponderEliminar